Sim, caros amigos, já tivemos outros surtos de gripe suína em nossa breve história.

Na história mais recente, em 1976, nos EUA um recruta morreu horas depois de apresentar sintomas da gripe comum(causada pelo vírus influenza). Logo vários outros recrutas começa, a ter os mesmo sintomas. Após uma coleta de amostras se chega a conclusão que a doença era causada pelo vírus H1n1(vírus da gripe suína) .

Como o vírus era muito parecido com o da gripe espanhola, que em 1918 tinha matado entre 20 e 40 milhões de pessoas no mundo, gerou um certo pânico entre as autoridades. Para “evitar” o pior, o melhor era agir rapidamente, em uma reunião do CDC (Centro de Controle de Doenças americano) foi decido isolar o vírus e iniciar o cultivo da vacina contra o vírus(tudo isso cerca de 10 dias depois da morte do paciente zero, o dito recruta).

Cerca de 15 dias depois da morte do primeiro caso o CDC chamou um coletiva de imprensa, na qual foi exposto a situação, mas tudo foi conduzido para não gerar pânico. Ledo engano, no dia seguinte inúmeros jornais estampavam em suas capas que o mundo estava a beira de uma nova pandemia(Algo parecido com que a globo e outros meios de comunicação mundial estão fazendo??) gerando um clima de pânico generalizado.

E assim, em um período bem curto de tempo o “pode ser que o vírus cause algo” se tornou “o vírus vai causar algo”. Então cerca de um pouco mais de um mês depois de ser dado o primeiro diagnóstico de gripe suína, um fato nunca antes visto na história aconteceu, um pais inteiro seria vacinado contra a gripe. Mesmo, sem nenhuma certeza de que aquilo(o vírus) era realmente perigoso a campanha de vacinação maciça continuou .

Com o medo generalizado a população passou a rejeitar produtos suínos e os produtores passam a querer que o nome da gripe seja mudado.(opa, mais paralelos com a atualidade).Mas, isso não é o principal da história.

Começam a surgir problemas antes mesmo do incio da vacinação maciça. Como a população a ser vacinada passava dos 40 milhões de pessoas( e como as vacinas não tinham passda pelos testes mínimos) ninguém queria se responsabilizar pelos provaveis efeitos colaterais que a vacina poderia causar. Em também porque milhares de pessoas morrem todos os dias de causas desconhecidas, isso com ou sem vacina, imagina como explicar isso para as famílias!?.

No entanto, um surto de outra doença(a doença dos legionários) fez com que o governo americano assumisse todos os riscos e iniciasse a vacinação em massa.

Conforme a vacinação foi avançando o número de processos contra o governo por causa de possíveis efeitos colaterais também foi aumentando. Na realidade, tudo indica que foi histeria coletiva, devido a atenção que a doença teve na mídia, junto com os sintomas que podem ser confundidos com milhares de outras doenças.

Saldo da história: 135 milhões no desenvolvimento e produção de vacinas e mais de 1 bilhão de dólares em indenizações e algumas mortes relacionadas à vacinação. Tudo isso para uma doença que matou 1 pessoa internou algumas outras.(não que o dinheiro conte algo, foi mais pra impactar a história J)

E o que tem a ver tudo isso com a gripe suína atual??

Bom, o virus realmente é o mesmo, o dito H1N1, mas não temos idéia de quantas pessoas estão realmente infectadas pelo vírus. Assim, não temos noção da letalidade que o vírus tem(pois, também não sabemos o número de mortos).

Também, logo a OMS deve passar o nivel de alerta de 5 para 6. Sim, a pandemia chegou, mas nada tem a ver com o número de mortos e sim pelo grau de alastramento da doença para o mundo todo.

O monitoramento deve ser constante, para que ações desesperados não venham a ser tomadas novamente. Portanto, fiquemos atentos, mas DON’T PANIC!!

OBS: Em todo o mundo, estima-se que o número de mortes causadas pela gripe comum é entre 250 e 500 mil por ano. Cerca de nove em cada dez mortos têm mais de 65 anos. :P!!!!heheh