O formato Ogg é aquele formato de áudio e vídeo de alta compressão que mantém a qualidade, mas que ninguém, ou quase ninguém usa(eu tbm não o uso). Entretanto, ele é uma boa idéia, e é um formato livre, o que significa que nenhuma empresa tem o controle sobre o seu desenvolvimento, que fica nas mãos de uma comunidade de desenvolvedores, assim como as distribuições Linux e outros softwares que utilizam o modelo open source.


Já o W3C é aquele consórcio(panelinha) de empresas que visa criar padrões para a internet de modo a torná-la mais compatível, inclusive ditando parâmetros que a Microsoft se negava a seguir até o IE6.


E a Nokia dispensa apresentações!


O que uma coisa tem a ver com a outra?


Simples. O W3C está em vias de aprovar o formato Ogg como padrão da versão 5 da linguagem de marcação(marcação não programação como muitos fakes-webdesigners imaginam) HTML, de modo que aqueles contratempos chatos de ter que ficar baixando plugin acabem. Alguém se lembra daqueles sites que te obrigavam a baixar o Real Media, e depois você não o utiliza para mais nada? Pois é, só que a Nokia não quer que o Ogg se torne um padrão, por causa de alguns codecs que estão sob patentes neste formato.


Este pode ser um argumento convincente (OK, não é nem um pouco convincente, ainda mais vindo da NOKIA), mas não é extamente isso que diz o artigo em que a Nokia expões suas opiniões a respeito, que são um tanto contraditórias: primeiro ela afirma que Ogg tem patentes, e depois defende o DRM. Realmente há alguns codecs sob patentes no formato, mas estas foram entregues aos desenvolvedores do projeto - e não significa que o formato é proprietário, muito menos que viola essas patentes.


Essa atitude da empresa está provocando discussões acaloradas, afinal é visível que caminhamos para um mundo sem DRM, e somente este ano tivemos muitas provas disso.


Não que o Ogg Theora e Ogg Vorbis sejam os mais apropriados para estes usos, e eu não sou ninguém pra dizer se é ou não. Mas a web precisa de padrões e é melhor que eles sejam abertos. Stallman pode ser considerado louco por quase todo o planeta( até mesmo pela galera do free software), mas em relação a algumas coisas ele está certíssimo, como por exemplo o controle de padrões que o mundo todo usa estar nas mãos de poucas empresas, e com DRM que restringe seu uso pra completar.


Se a Nokia acha que o padrão não é bom o suficiente, é so pegra o códigeo e melhora-lo, pois o mesmo é aberto!! Opa, mas daí ela tem que liberar o código melhorado para a comunidade e sem ganahar nehum dind din por isso!! AAAAAAAAAAHHHHHHHHHH!! Agora te entendi NOKIA!!