Aproveitando, o embalo do fim de ano e inspirado por milhares de tops espalhados pela internet resolvi fazer o meu top 5 Micos 2007!

1 - Cicarelli tira YouTube do ar

Ela reclamou, processou e tanto que fez que conseguiu tirar o YouTube do ar no Brasil. A modelo e apresentadora Daniela Ciracelli provocou a fúria dos internautas ao bloquear o acesso dos brasileiros à ferramenta de vídeos mais popular da web.

Tudo por um descuido da celebridade, que foi filmada em uma praia na Espanha protagonizando cenas de amor “picantes” com o namorado Renato Malzoni. No final das contas, a apresentadora ainda quis tirar o corpo fora: "Não tenho nada a ver nem com esse pedido nem com essa decisão".

2 - Windows Vista enfrenta fantasma do XP .

Lançado com alarde pela companhia após seguidos atrasos, o Windows Vista consumiu cerca de cinco anos de trabalho e prometia trazer alterações que melhorariam sua segurança, tão criticada em versões anteriores do Windows, melhor suporte a aplicações multimídia e sofisticações visuais, como janelas translúcidas e efeitos de transição.

Um ano após o lançamento, porém, o sistema enfrenta uma leva de usuários domésticos e corporativos interessados em fazer o downgrade - ou seja, voltar a usar o Windows XP, seu antecessor .

3 - Hélio Costa e o conversor de 200 reais

O ministro Hélio Costa prometeu, reiterou, ameaçou, mas na hora da estréia da TV digital o conversor de menos de 200 reais que ele tanto alardeou não apareceu no mercado.

Costa insistiu que seria possível ter um “conversor popular” até o final do ano, mas o set-top box mais barato do mercado ainda custa 500 reais.

4 - Projeto de cibercrime fica na geladeira

O polêmico projeto substitutivo do senador Eduardo Azeredo (PSDB - MG), que condensava outras propostas legislativas e propunha a tipificação e as penas para os crimes digitais não saiu do papel.

Azeredo ficou no fogo cruzado: de um lado, provedores criticaram o projeto pela imposição do cadastro de usuários e pelas exigências de manutenção de registros; de outro, internautas acusaram o senador de querer burocratizar a internet e ferir a privacidade.

Depois de sofrer diversas alterações e sair e entrar da pauta sem ser votado, o projeto encerrou o ano na geladeira, sem previsões de ir à plenário.

5 - O caso DETRAN/FATEC

Foi um dos assuntos mais comentados do ano na região, causou grande repercussão. Depois do estouro da "bomba" não faltou gente dizendo que já sabia.

Mas, a representação estudantil da UFSM que apresentou no ConselhoUniversitário meses antes em um parecer de vista no processo de aprovação das contas anuais da Fundação de Apoio, contráriedade à sua aprovação.

Foi, na época chamado de demagógico, apontava cada um dos fatos que hoje figuram como acusações contra os diretores da FATEC. No entanto, o CONSUN da UFSM aprovou a prestação de contas.