O bit.ly, que já é, com folga, o encurtador de URLs mais usado do mundo, continua caminhando rumo à dominação geral. A última jogada do serviço é a hospedagem de arquivos, ou quase isso.

Agora, o bit.ly também permite o upload de imagens (jpg, png, gif, bmp, tiff), vídeos (swf, flv, mp4, mov, avi) e e-books (pdf). Mas ao invés de criar/reforçar sua estrutura para receber essa nova carga, fizeram parceria com o yfrog, serviço de hospedagem de arquivos para microblogs do veterano ImageShack.

Funciona assim: na página do bit.ly, abaixo do campo para inserir a URL (sim, ele continua encrutando URLs), existe um link chamado “Link to a File”. Clicando nele, o campo da URL converte-se num espaço para seleção e envio de arquivos. Basta selecioná-lo em seu computador, e clicar no botão “Shorten”. O arquivo é enviado para o yfrog, que cria a URL, e automaticamente essa, a do yfrog, aparece encurtada pelo bit.ly. E, assim, todos os recursos de acompanhamento e estatísticas do bit.ly tornam-se disponíveis.

Na real, é apenas uma ponte para quem já usa o bit.ly, mas não tem preferência/familiaridade com serviços de hospedagem de imagens, como o próprio yfrog, ou o famoso Twitpic. Essa novidade, usada em conjunto com o bookmarklet do bit.ly, pode vir a ser um grande poupa tempo na agitada vida dos “twitteiros” (sic) de plantão.

VIA LIFEHACKER

Resto do Post