O Google anda metendo o nariz onde não deve, pelo menos para a Microsoft. Recentemente ele publicou um recurso para suporte a SVG no IE, usando apenas Javascript. Agora foi além: o Google Chrome Frame substitui o motor Javascript do Internet Explorer pelo do Chrome, permitindo usar o IE com muito mais tecnologia. E com melhor desempenho, o que é pior - quer dizer, melhor.

Com o plugin do Google o IE passa a reconhecer o elemento "canvas" do HTML 5, entre outras coisas "novas" que não são suportadas nem no IE8. Segundo uma matéria da Computer World, o IE8 roda até dez vezes mais rápido com o Chrome Frame do que interpretando as páginas com seus recursos nativos.

A Microsoft não gostou, dizendo que o uso de um plugin desse tipo acaba abrindo mais brechas de segurança no IE. Fico me perguntando o que as pessoas acham. Com um histórico de falhas, falta de segurança e lentidão para adotar novos recursos, o que preferem? Um IE teoricamente "um pouco mais vulnerável" ou um IE "quase 10 vezes mais rápido"? Cada um decida por si.

A idéia do Chrome Frame é permitir que o IE possa rodar código novo, e que os desenvolvedores não fiquem esperando a [má] vontade da Microsoft em implantar os novos padrões que vêm surgindo. Uma vez que o IE é o navegador mais usado, queira ou não ele pode acabar ditando regras ao demorar para adotar determinados recursos. Os desenvolvedores demoram para implementar porque o IE não reconheceria, e isso vai virando uma bola de neve.

O Chrome Frame precisa ser ativado por meio de uma tag no site, colocada pelos desenvolvedores. Assim o IE usa o motor do Google, caso contrário parece que não haverá mudança. Para ainda mais desgosto da MS, o plugin é open source.

Para quem quiser testar o Chrome Frame:

http://code.google.com/intl/pt-BR/chrome/chromeframe/

Anúncio do Google:
http://blog.chromium.org/2009/09/introducing-google-chrome-frame.html

Resto do Post