O Supremo Tribunal Federal enfiou uma estaca ano peito da exigência legal do diploma bacherelado em comunicação social para o exercício da profissão de jornalista. Sei que o assunto não tem muito a ver com comigo, por que nem de perto quero seguir tal profissão(meu negocio é curativo uahuahuahua), mas como gosto de opinar sobre tudo, gostaria de registrar alguns palpites a respeito.

O primeiro é que sempre desconfiei(e desconfio) de regulamentações profissionais em geral. Mesmo quando a regulamentação é obviamente necessária (digamos, no caso de médicos e enfermeiros) a tendência natural é a de que o sistema criado sob o pretexto de proteger a sociedade em geral contra incompetentes e charlatões acabe fazendo exatamente o oposto -- isto é, proteja os incompetentes e charlatões contra a sociedade em geral.

O segundo é que regras como a exigência do diploma ao fim e ao cabo funcionam como dificuldades artificiais que só servem para produzir um pujante mercado de facilidades -- no caso, faculdades meia-boca de jornalismo que descarregam semianalfabetos diplomados no mercado à taxa de centenas a cada ano. Sem a exigência legal do diploma, essas instituições serão forçadas a oferecer algum serviço útil -- além do mimeógrafo de diplomas -- para continuar existindo. Talvez, cursos decentes?

O que me traz ao terceiro e último ponto: é concebível um curso de jornalismo em nível de bacharelado que seja capaz de pegar um jovem vocacionado para a área e, a partir dele, oferecer ao mercado e à sociedade um profissional melhor do que esse mesmo jovem seria, se tivesse cursado alguma outra coisa?

Pessoalmente, acredito que sim. Não tenho receita pronta para oferecer, mas suponho que uma abordagem multidisciplinar sólida e uma boa base de lógica e pensamento crítico seriam diferenciais importantíssimos. Talvez, agora que a conveniente reserva de mercado acabou-se, as faculdades se mexam para descobrir a fórmula certa.


PS: são só palpites, eu mesmo na realidade tenho "pulgas" atras da orelha sobre o assunto. Por outros motivos o blog http://acontratiosensu.blogspot.com/ tras outras opniões que podem nos ajudar a ter uma opnião mais concretas

Resto do Post